Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Recurso ordinário no código de processo civil ( Lei n. 13.105/2015).

    Meio Impugnativo de motivação livre

    Publicado por Thomás Moria El
    há 6 anos

    O recurso ordinário, de competência dos tribunais superiores, trata-se de um recurso constitucional, previsto nos arts. 102, II, e 105, II, da Constituição Federal da República. Entretanto, não se pode confundir, portanto, com o recurso ordinário trabalhista, que corresponde, naquela esfera, à própria apelação.

    Trata-se de um recurso de fundamentação livre, bastante semelhante à apelação cível, embora tenha suas hipóteses de cabimento, no âmbito processual civil, expressamente previstas no art. 1.027 do Código Processo Civil, que apenas deixou de reproduzir uma hipótese específica de cabimento de recurso ordinário para o STF, prevista no art. 102, II, b, da Constituição Federal.

    Por ausência de previsão legal nos arts. 1.027 e 1.028 do CPC, muito se discute na doutrina acerca da existência ou não de efeito suspensivo quanto a esse recurso.

    Juristas como Fredie DIDIER JR. e Leonardo Carneiro da CUNHA defendem que “(…). O art. 1.012 do CPC aplica-se à apelação, não se estendendo ao recurso ordinário constitucional. Isso porque a regra geral é a do art. 995, que somente se excepciona diante de regra expressa em sentido contrário. A exceção prevista no art. 1.012 refere-se apenas à apelação. O disposto nos arts. 1.027 e 1.028 do CPC, que se referem ao recurso ordinário constitucional, não estabelecem a incidência do art. 1.012 a este último. Quer isso dizer que o art. 1.012 do CPC constitui regra que se restringe à apelação. Por ser regra excepcional há de ser interpretada restritivamente, sem ampliação, a não ser que houvesse texto determinando sua incidência ao recurso ordinário constitucional. Como não há, este último deve sofrer as influições da regra geral, que está no art. 995 do CPC. Significa, então, que o recurso ordinário constitucional não é dotado de efeito suspensivo automático”. ( Curso de direito processual civil,vol. 3. 15. ed. Salvador: JusPodivm, 2018).

    No mesmo sentido são as lições de Daniel Amorim Assumpção NEVES, na obra Manual de direito processual civil – volume único. 9. ed. Salvador: JusPodivm, 2017. Em sentido contrário, defendendo a existência de efeito suspensivo do recurso ordinário, cf. Teresa Arruda Alvim WAMBIER, Maria Lúcia Lins CONCEIÇÃO, Leonardo Ferres da Silva RIBEIRO e Rogerio Licastro Torres de MELLO, em Primeiros comentários ao novo código de processo civil. 2. ed. São Paulo: RT, 2015, e Alexandre Freitas CÂMARA, O novo processo civil brasileiro. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2017, 544.

    Ainda sobre os efeitos do recurso ordinário, pode-se dizer que goza de efeito devolutivo amplo (nas suas dimensões horizontal e vertical) e translativo, muito embora se trate de recurso julgado pelo STF e STJ.

    O Código Processual acabou com discussão que havia à luz do CPC/73, a respeito da existência de um juízo prévio de admissibilidade no Tribunal de origem. Agora, conforme dispõe o art. 1.028, § 3º, só há um juízo de admissibilidade, que deve ser feito no juízo ad quem.

    • Sobre o autorEspecialista em Direito Imobiliário, Contratos e Consórcio.
    • Publicações26
    • Seguidores10
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações225
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/recurso-ordinario-no-codigo-de-processo-civil-lei-n-13105-2015/553674499

    Informações relacionadas

    Editora Revista dos Tribunais
    Doutrinahá 3 anos

    Parte 5. Recurso Ordinário Constitucional

    Viviane Pacheco, Advogado
    Artigoshá 5 anos

    O Recurso Ordinário Constitucional no Processo Penal

    Supremo Tribunal Federal
    Jurisprudênciahá 9 anos

    Supremo Tribunal Federal STF - AG.REG. NO RECURSO EXTRAORDINÁRIO: AgR RE XXXXX DF - DISTRITO FEDERAL

    Marco Aurélio Capelli Zanin, Advogado
    Modelosano passado

    Habeas corpus stj

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)